Disable Preloader

A Climeba

Com a popularização do home office, em especial com todo o cenário vivido na pandemia de Covid-19, também cresceu as dúvidas sobre a permanência nesse modelo de trabalho e suas consequências, tanto em termos de benefícios quanto de malefícios, na saúde dos trabalhadores.

Uma revisão de mais de 1,900 mil estudos, conduzida por pesquisadores da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido (UKHSA) e do instituto britânico King’sCollege London mensurou esse impacto e contatou três benefícios e três problemas em quem permaneceu nessa modalidade.

 
Benefícios e malefícios do home office

Das benesses: 1) busca pela alimentação mais saudável, 2) menor carga de estresse e 3) pressão arterial mais baixa.

Dos malefícios: 1) a propensão maior a beber mais álcool, 2) fumar mais e 3) ganhar mais peso.

“No geral, as pessoas se sentiram mais produtivas em casa. Foi particularmente bom para coisas criativas, mas muito mais difícil para lidar com assuntos tediosos. Muitas pessoas se preocupam com as perspectivas de carreira, essa sensação de que, se não estiver presente no escritório, seria esquecido”, explica Neil Greenberg, psiquiatra do King’sCollege London e um dos autores do levantamento.

Vale lembrar que pela CLT, o trabalho remoto e teletrabalho são reconhecidos como prestação de serviços externos, exigindo formalização contratual. Já o termo “home office” não está presente na lei, porém é considerado trabalho feito em casa, sendo ou não teletrabalho. Estima-se que, em 2022, mais de 7 milhões de pessoas estavam nesse regime, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: https://revistacipa.com.br/estudo-aponta-tres-beneficios-e-tres-maleficios-do-home-office-e-suas-consequencias/